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Esta série expõe a violência difusa presente no vocabulário utilizado no silenciamento social sistemático das mulheres: ela surgiu a partir do diário de minha mãe, encontrado no fundo de uma caixa herdada. Nas páginas do caderno antigo sua escrita oscila entre o desejo profundo de expansão e o tolhimento constante de suas perspectivas. No internato de moças onde viveu o final de sua adolescência, ela foi treinada para limitar suas possibilidades de ser em função do outro; foi marcada sucessivamente por um vocabulário construído para tolher qualquer forma de autonomia.
Fragmentos do diário me atravessaram por ainda fazerem parte de minha própria forma(ta)ção como mulher: nunca sujeito, sempre objeto. Sobrepus os tempos e mesclei minhas fotografias às palavras coletadas no diário, estabelecendo um diálogo Inter geracional a fim de apontar esse cerceamento. O bisturi, a lâmina e o furador foram minhas ferramentas. Arranhei, furei, raspei e cortei as imagens, inscrevendo palavras afiadas nos corpos-paisagem e tornando literais as camadas de papel-pele-parede. A formatação do feminino transita inevitavelmente pela automutilação, por vezes tímida e por vezes compulsiva. O corte cristaliza e dá realidade à um sofrimento abstrato: faz inscrição de algo sem registro evidente e transforma violentamente a palavra e o gesto em instrumentos de sujeição.
This series is about the hidden violence of the vocabulary used systematically by society to silence women. It originated from my mother's diary, found at the bottom of an inherited box. Her writing alternates between a deep desire for expansion and the constant reduction of her perspectives in the pages of the old notebook. At the girls' boarding school where she lived in her late teens, she was trained to limit her existence to boundaries that were always established by others. She was repeatedly marked by this vocabulary built to hinder any form of autonomy.
Fragments of this diary disturbed me because they are part of my own forma(ta)tion as a woman: we are never seen as a subject, but always as an object. I created a dialogue in order to point out this condition by merging photographs with words collected from the diary, overlapping generations. The scalpel, the blade and the awl were my tools. I scratched, punctured and cut the images, carving sharp words on landscape-bodies and shaping layers of wallpaper-skin. The formatting of women inevitably goes through self-mutilation, sometimes timid and sometimes compulsive. The cut crystallizes and gives body to an abstract suffering: it makes an inscription of something without record and violently reveals words as instruments of oppression.
Esta série expõe a violência difusa presente no vocabulário utilizado no silenciamento social sistemático das mulheres: ela surgiu a partir do diário de minha mãe, encontrado no fundo de uma caixa herdada. Nas páginas do caderno antigo sua escrita oscila entre o desejo profundo de expansão e o tolhimento constante de suas perspectivas. No internato de moças onde viveu o final de sua adolescência, ela foi treinada para limitar suas possibilidades de ser em função do outro; foi marcada sucessivamente por um vocabulário construído para tolher qualquer forma de autonomia.
Fragmentos do diário me atravessaram por ainda fazerem parte de minha própria forma(ta)ção como mulher: nunca sujeito, sempre objeto. Sobrepus os tempos e mesclei minhas fotografias às palavras coletadas no diário, estabelecendo um diálogo Inter geracional a fim de apontar esse cerceamento. O bisturi, a lâmina e o furador foram minhas ferramentas. Arranhei, furei, raspei e cortei as imagens, inscrevendo palavras afiadas nos corpos-paisagem e tornando literais as camadas de papel-pele-parede. A formatação do feminino transita inevitavelmente pela automutilação, por vezes tímida e por vezes compulsiva. O corte cristaliza e dá realidade à um sofrimento abstrato: faz inscrição de algo sem registro evidente e transforma violentamente a palavra e o gesto em instrumentos de sujeição.
This series is about the hidden violence of the vocabulary used systematically by society to silence women. It originated from my mother's diary, found at the bottom of an inherited box. Her writing alternates between a deep desire for expansion and the constant reduction of her perspectives in the pages of the old notebook. At the girls' boarding school where she lived in her late teens, she was trained to limit her existence to boundaries that were always established by others. She was repeatedly marked by this vocabulary built to hinder any form of autonomy.
Fragments of this diary disturbed me because they are part of my own forma(ta)tion as a woman: we are never seen as a subject, but always as an object. I created a dialogue in order to point out this condition by merging photographs with words collected from the diary, overlapping generations. The scalpel, the blade and the awl were my tools. I scratched, punctured and cut the images, carving sharp words on landscape-bodies and shaping layers of wallpaper-skin. The formatting of women inevitably goes through self-mutilation, sometimes timid and sometimes compulsive. The cut crystallizes and gives body to an abstract suffering: it makes an inscription of something without record and violently reveals words as instruments of oppression.
não são bem memórias
2020
30cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
por toda minha vida
2020
37cm x 25cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
o meu mundo
2020
25cm x 33cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
ilusão
2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
aquela vidinha
2020
40cm x 53cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
sentia-me
2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
como vim para cá
2020
40cm x 53cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
de um rosa pálido
2020
30cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
comigo isso era necessário
2020
60cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
ultimamente não tenho sonhado
2020
43cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
dedicada
2020
67cm x 45cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
entorpecido
2020
40cm x 53cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
escrita
2020
30cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
inútil
2020
30cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
deve ser triste
2020
30cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
melancolia
2020
30cm x 43cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
suas atitudes
2020
53cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
lá nada mais
2020
45cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
não sei
2020
40cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
sem luz nenhuma
2020
53cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
hoje não estou muito sincera
2020
67cm x 44cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
um pouco severos demais
2020
53cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
minha querida
2020
40cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
um encanto de menina
2020
40cm x 26,5cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
casa
2020
40cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
lindinha
2020
40cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
ponto de vista
2020
40cm x 28,5cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
talvez até
2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
o melhor rapaz do mundo
2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
nunca cheguei a chorar
2020
66cm x 50cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
talvez outro dia eu possa continuar
2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina
nenhum interesse
2020
25cm x 33,5cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina