• PROJETOS / PROJECTS
  • SOBRE / ABOUT
  • CONTATO / CONTACT
  • INSTAGRAM
Menu

Mari Queiroz

Street Address
City, State, Zip
+5511999629690

Your Custom Text Here

Mari Queiroz

  • PROJETOS / PROJECTS
  • SOBRE / ABOUT
  • CONTATO / CONTACT
  • INSTAGRAM
não são bem memórias

um livro para fotografar o pensamento

Esta série expõe a violência difusa presente no vocabulário utilizado no silenciamento social sistemático das mulheres: ela surgiu a partir do diário de minha mãe, encontrado no fundo de uma caixa herdada. Nas páginas do caderno antigo sua escrita oscila entre o desejo profundo de expansão e o tolhimento constante de suas perspectivas. No internato de moças onde viveu o final de sua adolescência, ela foi treinada para limitar suas possibilidades de ser em função do outro; foi marcada sucessivamente por um vocabulário construído para tolher qualquer forma de autonomia.

Fragmentos do diário me atravessaram por ainda fazerem parte de minha própria forma(ta)ção como mulher: nunca sujeito, sempre objeto. Sobrepus os tempos e mesclei minhas fotografias às palavras coletadas no diário, estabelecendo um diálogo Inter geracional a fim de apontar esse cerceamento. O bisturi, a lâmina e o furador foram minhas ferramentas. Arranhei, furei, raspei e cortei as imagens, inscrevendo palavras afiadas nos corpos-paisagem e tornando literais as camadas de papel-pele-parede. A formatação do feminino transita inevitavelmente pela automutilação, por vezes tímida e por vezes compulsiva. O corte cristaliza e dá realidade à um sofrimento abstrato: faz inscrição de algo sem registro evidente e transforma violentamente a palavra e o gesto em instrumentos de sujeição.

This series is about the hidden violence of the vocabulary used systematically by society to silence women. It originated from my mother's diary, found at the bottom of an inherited box. Her writing alternates between a deep desire for expansion and the constant reduction of her perspectives in the pages of the old notebook. At the girls' boarding school where she lived in her late teens, she was trained to limit her existence to boundaries that were always established by others. She was repeatedly marked by this vocabulary built to hinder any form of autonomy.

Fragments of this diary disturbed me because they are part of my own forma(ta)tion as a woman: we are never seen as a subject, but always as an object. I created a dialogue in order to point out this condition by merging photographs with words collected from the diary, overlapping generations. The scalpel, the blade and the awl were my tools. I scratched, punctured and cut the images, carving sharp words on landscape-bodies and shaping layers of wallpaper-skin. The formatting of women inevitably goes through self-mutilation, sometimes timid and sometimes compulsive. The cut crystallizes and gives body to an abstract suffering: it makes an inscription of something without record and violently reveals words as instruments of oppression.

um livro para fotografar o pensamento

Esta série expõe a violência difusa presente no vocabulário utilizado no silenciamento social sistemático das mulheres: ela surgiu a partir do diário de minha mãe, encontrado no fundo de uma caixa herdada. Nas páginas do caderno antigo sua escrita oscila entre o desejo profundo de expansão e o tolhimento constante de suas perspectivas. No internato de moças onde viveu o final de sua adolescência, ela foi treinada para limitar suas possibilidades de ser em função do outro; foi marcada sucessivamente por um vocabulário construído para tolher qualquer forma de autonomia.

Fragmentos do diário me atravessaram por ainda fazerem parte de minha própria forma(ta)ção como mulher: nunca sujeito, sempre objeto. Sobrepus os tempos e mesclei minhas fotografias às palavras coletadas no diário, estabelecendo um diálogo Inter geracional a fim de apontar esse cerceamento. O bisturi, a lâmina e o furador foram minhas ferramentas. Arranhei, furei, raspei e cortei as imagens, inscrevendo palavras afiadas nos corpos-paisagem e tornando literais as camadas de papel-pele-parede. A formatação do feminino transita inevitavelmente pela automutilação, por vezes tímida e por vezes compulsiva. O corte cristaliza e dá realidade à um sofrimento abstrato: faz inscrição de algo sem registro evidente e transforma violentamente a palavra e o gesto em instrumentos de sujeição.

This series is about the hidden violence of the vocabulary used systematically by society to silence women. It originated from my mother's diary, found at the bottom of an inherited box. Her writing alternates between a deep desire for expansion and the constant reduction of her perspectives in the pages of the old notebook. At the girls' boarding school where she lived in her late teens, she was trained to limit her existence to boundaries that were always established by others. She was repeatedly marked by this vocabulary built to hinder any form of autonomy.

Fragments of this diary disturbed me because they are part of my own forma(ta)tion as a woman: we are never seen as a subject, but always as an object. I created a dialogue in order to point out this condition by merging photographs with words collected from the diary, overlapping generations. The scalpel, the blade and the awl were my tools. I scratched, punctured and cut the images, carving sharp words on landscape-bodies and shaping layers of wallpaper-skin. The formatting of women inevitably goes through self-mutilation, sometimes timid and sometimes compulsive. The cut crystallizes and gives body to an abstract suffering: it makes an inscription of something without record and violently reveals words as instruments of oppression.

não são bem memórias

não são bem memórias

2020
30cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

por toda minha vida

por toda minha vida

2020
37cm x 25cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

o meu mundo

o meu mundo

2020
25cm x 33cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

ilusão

ilusão

2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

aquela vidinha

aquela vidinha

2020
40cm x 53cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

sentia-me

sentia-me

2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

como vim para cá

como vim para cá

2020
40cm x 53cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

de um rosa pálido

de um rosa pálido

2020
30cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

comigo isso era necessário

comigo isso era necessário

2020
60cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

ultimamente não tenho sonhado

ultimamente não tenho sonhado

2020
43cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

dedicada

dedicada

2020
67cm x 45cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

entorpecido

entorpecido

2020
40cm x 53cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

escrita

escrita

2020
30cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

inútil

inútil

2020
30cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

deve ser triste

deve ser triste

2020
30cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

melancolia

melancolia

2020
30cm x 43cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

suas atitudes

suas atitudes

2020
53cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

lá nada mais

lá nada mais

2020
45cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

não sei

não sei

2020
40cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

sem luz nenhuma

sem luz nenhuma

2020
53cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

hoje não estou muito sincera

hoje não estou muito sincera

2020
67cm x 44cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

um pouco severos demais

um pouco severos demais

2020
53cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

minha querida

minha querida

2020
40cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

um encanto de menina

um encanto de menina

2020
40cm x 26,5cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

casa

casa

2020
40cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

lindinha

lindinha

2020
40cm x 40cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

ponto de vista

ponto de vista

2020
40cm x 28,5cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

talvez até

talvez até

2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

o melhor rapaz do mundo

o melhor rapaz do mundo

2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

nunca cheguei a chorar

nunca cheguei a chorar

2020
66cm x 50cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

talvez outro dia eu possa continuar

talvez outro dia eu possa continuar

2020
40cm x 30cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina

nenhum interesse

nenhum interesse

2020
25cm x 33,5cm
Pigmento mineral sobre papel de algodão com marcação a lâmina